Autoconhecimento é tudo!

"Conhece a ti mesmo" (grego: γνωθι σεαυτόν).

Conhecer a ti mesmo é o principal caminho para evoluirmos mentalmente. Somente dessa forma saberemos quando estamos progredindo na vida pessoal, tomando consciência de nossas metas, desejos, atitudes, em fortalecer nossas virtudes e reagir às mudanças com mais controle. Somente com autoconhecimento podemos evoluir na vida profissional, e cumprirmos com nossa vocação. Somente com autoconhecimento podemos ter uma vida amorosa saudável e que funcione, pois só se ama aquele que te completa.

O autoconhecimento é a chave para o entendimento das emoções, e a chave para aprender a lidar com todos os tipos de sentimentos, comportamentos, etc. É um upgrade de si mesmo. Um exercício obrigatório e que deve ser feito SEMPRE e por TODOS. E o estopim para isso é logo ao surgir a menor das introspecções.

Deve-se começar essa etapa anotando sobre si. Quais virtudes você possui, e quais virtudes você gostaria de possuir. Deve-se anotar sobre seus defeitos e faltas de virtude, e pedir ajuda para outras pessoas -- pois os outros são melhores em detectar "defeitos" em nós do que nós mesmos. Fazer essa auto-análise com base no porquê de você ainda não tem aquela virtude, e começar a praticá-la para adquiri-la.

Deve-se fazer testes de inteligência emocional. Saber como você avalia seus sentimentos e os sentimentos dos outros, e como você lida com eles. Medir seu quociente de inteligência emociona (Q.E.) e melhorar sempre que necessário. Deve-se fazer mais testes de inteligência, porém, lógica. Medir o quociente de inteligência (Q.I.) e descobrir se és uma pessoa intuitiva ou muito lógica.
Deve-se fazer testes de temperamento e descobrir seus traços únicos de sua personalidade. Com o teste de temperamento, será possível avaliar suas particularidades atreladas na forma do seu comportamento e conseguir fazer uma introspeção mais eficaz. Reconhecer se és um melancólico, fleumático, colérico ou sanguíneo.

Anote todos esses resultados e evolua para o próximo passo após o autoconhecimento:
"...aceita-te, supera-te."
Como já disse St. Agostinho.

Um cuidado que todos tem que tomar nessa etapa é a procura de informações com base na astrologia e fenômenos dos astros. É importante entender que a ideia de que posição dos astros influencia diretamente na sua personalidade a partir do momento que você saiu de uma vagina é peculiar. Acreditar nisso só mostra que és manipulável e que acredita em descrições ambíguas. Sugiro que pesquise o "Efeito Forer" e não deixe que sua introspeção seja confusa e improdutiva com essa baboseira de astrologia.

Os frutos disso são incríveis. Independência emocional e de pensamento. Facilidade em reconhecer problemas e apresentar soluções, fugir de coisas nocivas a nossa inteligência, fugir de situações absurdas e que aviltam contra a dignidade humana.

Conhecer a si mesmo é o melhor presente que você pode dar a si mesmo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares