Cuidado com uma vida ocupada demais

Como disse Sócrates, grande nome da filosofia grega, "Cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais."

Leia também:
https://osegredo.com.br/2017/01/o-vazio-de-uma-vida-ocupada-demais/

Achei uma reflexão muito digna. É como se tentássemos nos cercar de ocupações, de meios, sempre buscando algum tipo de preenchimento. Mas qual a finalidade última?

"Me sinto invadida com tantos estímulos visuais e intelectuais. Consumo o que não tem a ver comigo, crio desejos por algo criado. Boas vindas ao modo automático de viver! Ocupamos o ócio com o banal." - Juliana Manzato, 2017.

Acredito que a frase de Sócrates é uma frase que deve ser encarada sozinha, inserindo a sua realidade em cima da frase. Você, leitor, reflita. Saiba aonde está direcionando seus focos. Saiba que na vida não se poder ter tudo, ou ser bom em tudo.

Vou lhe contar uma história minha agora:
Sempre tive vontade de aprender tudo. Me cercar de todo tipo de conhecimento. Com o tempo vi que não consigo assimilar ou sequer ver utilidade para certos tipos de conhecimento. Um exemplo disso foi que, quando jovem, assistia conteúdos muito variados. Assistia Nerdologia e tentava aprender ciência, sendo que em alguns assuntos mais complexos (como por exemplo o vídeo sobre o sinal analógico e o sinal digital) não consegui abstrair nada. Isso aconteceu com muito conteúdo científico. Mas claro, já aprendi muitas coisas valiosas com o Nerdologia e com diversos outros canais na internet. Mas a que ponto nossa curiosidade vai?

O canal Fatos Desconhecidos reflete muito essa realidade. Somos bombardeados por informações curiosas, porém, as vezes fúteis. Leia-se: as vezes, nem todas as vezes.

Lições boas se extraem de todos os lugares. Bons aprendizados, etc. podemos abstrair de qualquer lugar. Porém, não é certo direcionar o foco da sua vida para uma absorção ilimitada de conhecimento descartável. Existe o conhecimento que agrega e o conhecimento que entretém. Leia-se de novo a frase da Juliana: "...consumo o que não tem a ver comigo."

Comentários

  1. Salutar reflexão e muito propícia ao tempo em que vivemos! Por vezes, preferimos ser bombardeados por informações para fugirmos de algum sentimento interior e assim não enfrentá-lo como um verdadeiro humano. Esse bombardeamento, torna-se, então, um refúgio e como todo refúgio: nunca servirá de nada! Muito bom meu caro!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares