O homem é mau por natureza ou é apenas corruptível?

Todo mundo já se deparou com o embate de ideais entre Hobbes e Rousseau. No ensino médio, diversas vezes o tema é posto em pauta. Hobbes dizia que a maldade está intrinsecamente ligada na natureza humana. Afirma diversas vezes que o homem é mau por instinto, logo, é natural. Quem concorda com isso tem que responder: "Então Deus criou criaturas más?" – Por outro lado, Rousseau afirma que a maldade não é inerente ao homem. O homem nasce puro – e por sua pureza, corruptível por terceiros. Rousseau afirma que a sociedade corrompe o homem que inicialmente era puro. Afirma diversas vezes que, pelo homem ter o primeiro contato com a perversidade, torna-se mau. Quem concorda com isso tem que responder: "Então de onde surgiu o mal?"

Ambas as colocações de Hobbes e Rousseau só poderão fazer sentido se complementarmos com o seguinte argumento de St. Agostinho: "Sendo o homem imagem e semelhança do Criador, ele é essencialmente bom e capaz de amar." Com isso, concluímos que ele é bom por natureza. O homem é livre para tomar escolhas, e por ser PASSÍVEL de corrupção, foi persuadido pelo diabo a cometer um pecado. O Pecado Original. No momento que Adão e Eva comeram o fruto proibido, eles se separaram de Deus. A maldade é só uma possibilidade a qual Deus permite, porém jamais compactua. Deus permitiu que acontecesse a rebelião no céu, no entanto, jamais concordou com ela. A mesma explicação vale com Adão e Eva, pois Deus não interferiu nas ações de Adão e Eva, no entanto, jamais compactuou em terem comido o fruto. Todos os homens depois de Adão e Eva são herdeiros desse erro, dessa desobediência, desse mesmo pecado. Com isso, tanto a natureza do homem quanto a origem do mal tem suas pontas soltas respondidas.

É mais correto dizer que o ser humano é corruptível. Embora isso deixe algumas perguntas em aberto, existem respostas baseadas nos ensinamentos bíblicos. Ou seja, respondendo as duas primeiras perguntas que fiz no primeiro parágrafo:
– Deus não criou criaturas más. Deus criou criaturas livres!
– O mal aconteceu por conta de uma desobediência. O homem é livre para ser bom, mas a partir do momento em que foi persuadido pelo diabo a comer o fruto e assim desobedecer a Deus, passou de corruptível a corrupto.

Agora, o "mal" por si mesmo, não "existe." Conforme estive desenvolvendo o artigo, discuti o assunto com amigos da sabedoria e achei interessante frisar que o "mal" não é algo que existe, mas que acontece. O mal é a ausência do bem, e somente o bem existe. Com isso, é possível conversar não só sobre a origem do mal da humanidade mas também a origem do mal dos anjos (a qual nos remete o questionamento: por que o anjo mais "perfeito" do céu se rebelou? como é possível que um anjo tenha cometido um pecado no céu?)

Primeiro, que se os anjos estivessem no Céu, tendo a visão beatífica de Deus, o pecado seria impossível. Pode-se dizer que eles estavam em um paraíso semelhante ao paraíso terrestre antes do pecado original de Adão e Eva. Isso é um mistério.

Procure leituras com esse alinhamento de ideias e tudo fará mais sentido.

Encontrei diversas leituras enriquecedoras em relação ao tema pela internet e gostaria de compartilhar com vocês leitores. Recomendo a leitura "O Diabo e a Origem do Mal" no site Vai Na Bíblia .com.br -- Juntamente com a vídeo-aula Catecismo de Adultos - Aula 05 - Os anjos e o homem do canal Missa Tridentina em Brasília

Comentários

Mensagens populares