O que é dor?

"É necessidade, carência, logo, sofrimento, ao qual consequentemente o homem está destinado originariamente pelo seu ser. Quando lhe falta o objeto do querer, retirado pela rápida e fácil satisfação, assaltam-lhe vazio e tédio aterradores, isto é, seu ser e sua existência mesma se lhe tornam um fardo insuportável. Sua vida, portanto, oscila como um pêndulo, para aqui e para acolá, entre a dor e o tédio." (Schopenhauer, Mundo Como Vontade e Como Representação, § 57).

A dor, na concepção de Schopenhauer, é muito bem retratada nos seus escritos. Tenho algumas divergências quando Schopenhauer diz que a existência, por sí só, não existe finalidade (logo não há paz ou felicidade) -- e a Filosofia Tomista consegue responder isso melhor.

Todos eventualmente conhecem a dor. A dor do vazio existencial, a dor da perda de um ente querido, a solidão, etc. Conhecer a dor é fundamental para aprender a lidar com ela.

Em uma coisa eu concordo com Schopenhauer: A arte é um bom meio (embora não o único) para lidar com a dor.

Na minha concepção, a própria filosofia é uma ferramenta para suportar a dor e aprender a conviver com ela -- até que se encontre repouso em algo espiritual. Para encarar a dor, basta criar forças e entendê-la.

"A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."
Sofrer nem sempre é algo ruim. Do sofrimento vem o aprendizado. Se permita!

Reflita.

Comentários

Mensagens populares