Overdose em Redpill

O conteúdo Redpill é viciante, confesso. A verdade é viciante. Não é atoa que muitos filósofos da época socrática ficavam cada vez mais fascinados com novas descobertas, pois não há nada mais delicioso do que o doce sabor de conhecer a verdade depois de ter vivido afogado na ignorância.

Não se sabe o que é mais prazeroso: a verdade ou a ignorância. Pessoas ignorantes são felizes sem saber disso, na maioria das vezes. Mas ambas as situações são fascinantes por igual. Mas quando se conhece a verdade, não existe mais volta. É um caminho sem retorno. E quando se sabe demais, muito se deseja saber de menos.

Já havia falado diversas vezes que tudo em excesso faz mal. Burrice demais faz muito mal, mas overdose em verdade também. Tudo, absolutamente tudo em excesso faz mal. E é exatamente por esse motivo que tenho levado a frase de St. Tomás de Aquino, quando fala de temperança, tão a sério. As virtudes são literalmente o único mecanismo de contrabalancear a loucura e a depressão. O equilíbrio é uma dessas virtudes.

A história nos mostra vários exemplos de diversos ícones históricos, sejam inteligentes demais ou não, ficaram loucos com seus excessos de inteligência ou de burrice. Lutero, Nietzsche, Schopenhauer, Sidis, Tesla, etc.

O texto de hoje será curto. Apenas pra mostrar que o sábio de verdade é aquele que sabe o que ignorar em sua vida. Disso só os loucos sabem. E se você prestou atenção, agora também sabe.

Comentários

Mensagens populares