Beleza e Cultura

O belo é aquilo que transmite clareza, harmonia e integridade das partes. De alguma forma, podemos assimilar que o que é perfeitamente belo reflete a perfeição divina. O belo hoje se tornou um mero elemento descritivo, a qual atribuímos a objetos ou pessoas com base na apreensão primordialmente sensível. Por conta disso, o belo é o que se vê, o que se percebe, e não por exemplo "o interior de uma pessoa." Mas, claro, que conforme o tempo podemos perceber de fato a beleza interior de alguém, mas em primeira instância isso não é possível.

Na questão da Arte podemos observar que o que nos promove contemplação e transcendência é belo. Existem diversas opiniões sobre o que as pessoas consideram arte ou não, e, por mais que muitas coisas hoje em dia sejam consideradas arte, algumas simplesmente não são belas, não instigam nada que realmente agrega valores, etc.

Roger Scruton é talvez o autor mais consagrado para se falar a respeito do belo. Como diria Scruton:
"Se qualquer coisa pode ser considerada como arte, então a arte não tem relevância."

É um grande tapa na cara da sociedade do século XXI. Uma sociedade idólatra, leviana e muito pretensiosa. Uma sociedade cujo se deleita de mensagens vazias, desejos carnais e muita farsa. Uma satisfação inverídica e pobre. E podemos observar isso principalmente nas músicas que ouvem, ou nos canais de televisão que assistem, até mesmo nas porcarias que lêem. É uma pena que o povo brasileiro não saiba apreciar o que é belo e reconhecer qual arte agrega cultura.

A arte pode ser uma música, pode ser uma pintura, pode ser o que for. Ela pode ser bela ou não. O problema é que, hoje em dia, se perdeu a capacidade de ADMIRAR uma arte e de abstrair algo dela. Tiraram isso da sociedade com esse processo de emburrecimento e de venda de "conteúdo de bosta." Vemos exemplos disso em conteúdos lixo, os quais são comumente vistos no YouTube diariamente por um punhado de crianças e adolescentes. Vemos exemplos disso em arquiteturas modernas, as quais não possuem beleza, comparadas com as arquiteturas medievais, as quais são recheadas de detalhes tão belos como por exemplo as grandes catedrais.

Indico fortemente o vídeo onde o professor Maro Schweder, formado em história e é também filósofo, comentando sobre "Idolatria" e "Sociedade idólatra." Somente assim você, leitor, entenderá por que os mais jovens se apegam tanto a "ídolos" (como cantores, youtubers, modelos) e assim talvez você crie imunidade a esse problema e passe a consumir a cultura pela cultura. Somente adquirindo essa IMUNIDADE à burrice você, de fato, estaria se libertando de todo o lixo que lhe atiram pra você consumir.

Comentários

Mensagens populares